quarta-feira, 29 de agosto de 2012


O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS FACILITA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS

Os recursos didáticos são de suma importância para a efetivação da aprendizagem significativa dos alunos. Dentre estes, hoje iremos destacar o “Material Dourado”.
O Material Dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. Com este material, as relações  abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando assim a sua compreensão. Além de uma maior assimilação das operações fundamentais, com o seu uso há um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
Deste modo, os professores do CEDJV sempre procuram utilizá-lo nas suas aulas. Um exemplo disso foi à aula sobre multiplicação que ocorreu no 3º ano A Matutino da professora Maria Helena no dia 29/08/2012.



FONTE: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

4º ANO B MATUTINO REALIZA ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO


Para marcar o Dia de Combate ao Fumo, foi realizado um trabalho de sensibilização, com a turma do 4º ano, sobre os malefícios do cigarro à nossa saúde e ao meio ambiente, proporcionando aos alunos conhecerem algumas substâncias que o compõe e os diferentes tipos de doenças causadas pelo seu uso (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata, entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), como também alertando sobre os prejuízos, tanto para os fumantes ativos quanto para os passivos.
Foi um trabalho muito proveitoso, visto que, contou com a participação efetiva de toda a turma. Os alunos realizaram pesquisas e atividades de conhecimento e construção coletiva, a partir de conversa dirigida sobre os danos do cigarro e sobre a importância dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Realizamos também leitura de textos informativos e ao final os alunos confeccionaram cartazes educativos que foram socializados e afixados em sala de aula.

                       CONFECÇÃO DOS CARTAZES





APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES





"Viver sem cigarro é muito mais legal"!












Por: Professora Aline Santana

29 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DE COMBATE A FUMO

 
O dia 29 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, quando são desenvolvidas campanhas alertando as pessoas dos males que o cigarro causa.
Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
No Brasil, o INCA é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.
Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.
A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc.
O tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer. Com isso, o tratamento volta-se para psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa taxa), inaladores ou sprays nasais.
O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras.
Pessoas que não fumam devem ficar alertas, pois a inalação da fumaça do cigarro, mesmo que de outra pessoa, causa os mesmos males, sendo consideradas fumantes passivas. Outras nada podem fazer, como no caso de crianças que convivem com pais que fumam ou mesmo recebem a nicotina ainda na barriga da mãe.
Dessa forma, para se evitar a aquisição de um câncer ou outras doenças causadas pela fumaça do cigarro, o melhor a fazer é não fumar e ajudar a combater o consumo do fumo, do tabaco, devido aos sérios problemas que causam ao organismo.

FONTE:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-combate-ao-fumo.htm
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/dia_mundial_sem_tabaco/site/2012/dia_nacional_combate_fumo

terça-feira, 28 de agosto de 2012


PROJETO BAÚ DE LEITURA: 3º ANO A MATUTINO REALIZA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA


No dia 27 de agosto aconteceu na turma do 3º ano A da professora Mª Helena mais uma efetivação do Projeto Baú de Leitura, onde foi realizada a dinâmica “História é bom de ouvir”. Para tal, ouve a contação de história do conto: “O lavrador e seus dois filhos”, sendo feita a interpretação oral da história e logo em seguida a construção de textos relacionados às temáticas abordadas na história.






sexta-feira, 24 de agosto de 2012


25 DE AGOSTO: DIA DO SOLDADO


O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
Duque de Caxias
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Soldados do Exército do Brasil
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.
FONTE: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-soldado.htm

quarta-feira, 22 de agosto de 2012


COMEMORAÇÃO DO FOLCLORE
No dia 22 de agosto, aconteceu no CEDJV a comemoração do Dia do Folclore. No turno matutino, o evento foi iniciado pela Diretora Ana Lúcia que deu boas vindas aos presentes, dando destaque a presença dos alunos da Escola Municipal de Santa Rosa que vieram participar da nossa festa. Em seguida fez uma pequena explanação sobre o que é o Folclore, como 22 de agosto foi instituído Dia do Folclore, o significado da palavra Folclore, finalizando com alguns mitos e personagens folclóricos.
Dando início às apresentações, o 4º ano A da professora Jirlene dramatizou o conto João e Maria.
Em seguida as meninas do 4º ano B da professora Aline fizeram uma linda coreografia caracterizadas de baianas, mostrando a cultura da nossa Bahia e suas raízes fincadas na África.
A turma do 2º ano A da professora Maria José apresentaram as lendas do Saci-Pererê, do Curupira, da Mula-sem-cabeça e do Lobisomem.
Os alunos do 3º ano A da professora Mª Helena apresentaram parlendas.
As turminhas do Pré A da pró Cleidinice e do 1º ano A da pró Ataciana cantaram uma linda cantiga de roda.

Para finalizar, o 5º ano B do professor Luiz Carlos apresentou o Bumba Boi. O momento mais esperado da festa, o boi animou todos os presentes e foi dividido entre os alunos e funcionários do colégio. Vale destacar que os alunos do 5º ano A da professora Elizângela foram responsáveis pelo cordão de isolamento.


Durante a tarde a abertura foi feita pela Coordenadora Eliecy, assim como na manhã foi feita uma pequena exposição em slids sobre o Folclore e em seguida tiveram início as apresentações dos alunos. A turma do 4º ano A Matutino veio dramatizar mais uma vez o conto de João e Maria para os alunos da tarde.

A turminha do Pré B da professora Mª Nilza dançou a cantiga de roda do Saci.
O 2º ano B da professora Creuza e o 3º ano C da professora Luzia fizeram adivinhas.
2º ano B
3º ano C
Os alunos do 3º ano B da professora Mª do Carmo apresentaram parlendas.
A turma do 4º ano C da professora Jirlene apresentou lendas do folclore brasileiro.
Os alunos do 5º ano C da professora Elizângela fizeram o cordão de isolamento para a realização das apresentações.
E para finalizar, o professor Luiz Carlos junto com os alunos do 5º ano B Matutino vieram fazer o Bumba Boi para os alunos do turno vespertino. Mesmo com a chuva, foi um momento de grande alegria. 
Enfim, mais um dia de festa no CEDJV,  a direção agradece a todos que colaboraram para que esse dia cheio de magia e aprendizado ocorresse, principalmente, os alunos que se empenharam e desempenharam muito bem as apresentações. Além disso, agradece também a todos que vieram prestigiar o trabalho desenvolvido pelos alunos, professores e demais funcionários do colégio.