sexta-feira, 11 de maio de 2012


COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com um decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos.
A história do dia das mães tem sua origem na Antiguidade (Grécia e Roma) e tomou um caráter cristão nos primórdios do Cristinianismo. No entanto, uma comemoração semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII, era o “Domingo das Mães”. E em 1904 surgiu à proposta de criar uma data em homenagem às mães, essa data foi oficializada em 1914 pelo Congresso Norte-Americano. Depois desta iniciativa outros países seguiram o exemplo e a incluíram no calendário.
Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebeu ao longo da vida.
Diante disso, nos dias 10 e 11 de maio de 2012, o CEDJV organizou uma pequena comemoração ao dia das mães, onde foram realizadas homenagens às mães dos alunos e também as mães funcionárias do colégio.
Mães do turno matutino
Mães do turno vespertino
Professores dos dois turnos
A homenagem teve início com a leitura de uma mensagem pela diretora Ana Lúcia, que também agradeceu a presença de todas mães, e prosseguiu com a fala da coordenadora Eliecy. No turno matutino, a representante dos pais no Colegiado Escolar, Nair, falou da importância das mães acompanharem o desenvolvimento dos filhos na escola.
Diretora Ana Lúcia
Coordenadora Eliecy
Nair representante dos pais
Em seguida foram exibidos vídeos. Um selecionado pela equipe pedagógica falando sobre o que é ser mãe e outro com apresentações feitas pelos alunos homenageando suas mães. Foi um momento muito especial, mesmo não estando presentes as crianças demonstraram todo seu amor, carinho e agradecimento às mães por tudo que elas são para elas em forma de músicas, mensagens e danças.

Outro momento emocionante foi à surpresa feita pela diretora Ana Lúcia a algumas mães funcionárias com vídeos em que seus filhos falavam para elas a importância que elas tem na sua vida.
Para fechar as apresentações, Adriana, coordenadora do Projeto Bau de Leitura, realizou uma apresentação de fantoches, uma contação de história e para finalizar fez todas as mães dançarem ao som de Xuxa com o intuito de mostrar como a mãe tem que se desdobrar de várias formas para cuidar de seus filhos.




Por fim, as mães foram encaminhadas para as salas onde seus filhos estudam para receberem lembranças dos professores e logo em seguida foi realizada uma confraternização com coffe brak.
Enfim, mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção. As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem. Hoje, o CEDJV saúda todas as mães do município pelo seu dia e parabeniza as mães dos nossos alunos pelo empenho e dedicação para que os filhos frequentem a escola e tenham um bom desenvolvimento intelectual. Além disso, convida a todas para que estejam sempre presentes na vida escolar dos filhos e acompanhem de perto seu rendimento, pois o colégio estará sempre de braços abertos para acolhê-las.

FONTE: http://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-das-maes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário