CEDJV: UMA ESCOLA
ACESSÍVEL
Educação Pública e de
qualidade é um direito de todo cidadão. Entretanto, o tratamento dado a pessoas
com Necessidades Educativas Especiais (NEE) durante muito tempo não lhes
garantiu esses direitos.
Essa situação só veio ter
mudanças significativas com a criação de documentos como a Constituição Federal
de 1988, a Declaração de Salamanca em 1994 e a Leia de Diretrizes de Base (LDB)
9394/96.
Os documentos citados
anteriormente pregam a inclusão dos estudantes com NEE em escolas regulares e
lhes asseguram esse direito. Como pode ser visto no parágrafo III do Artigo
208, capítulo III da Constituição Federal: O governo tem que garantir
“atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente
na rede regular de ensino”. Isso implica em ações como investimentos na
formação de professores, adequação dos espaços físicos e do período para
conclusão dos estudos, entre outros.
É válido salientar que na
prática a situação é bem diferente do que a proposta nas leis. No entanto, as
escolas tem que se adaptarem as necessidades que surgem no dia a dia escolar.
Diante disso, o CEDJV passou
por ajustamentos para receber com mais comodidade esses alunos especiais. Como a
construção de rampas para melhor locomoção dos cadeirantes, banheiros adaptados
e instalação de tapetes tátil para locomoção de deficientes visuais.
Rampa de acesso na entrada da escola |
Rampa de acesso aos banheiros |
Banheiros adaptados |
Tapetes tátil |
No que diz respeito ao
ensino, as atividades são realizadas de acordo o nível de desenvolvimento
intelectual do aluno, como exemplo disso podemos citar o aluno Alejandro David
que é portador de paralisia cerebral, triplegia espática (membros inferiores e
membro superior direito) e atraso cognitivo. Chegou ao CEDJV com aprendizagem
bem defasada e com apenas uma unidade letiva já podem ser vistas melhoras
significativas.
Alejandro em sala de aula |
Além disso, foi realizada a
organização de uma sala multifuncional onde ocorrerão aulas, em turno oposto ao
que os alunos assistem às aulas regulares, de informática com equipamentos
especializados e outras aulas que possam estimular o desenvolvimento de novas
habilidades.
Sala Multifuncional |
Aparelhos adaptados |
“Incluir significa promover
e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a
diferença.”
Francisco Gonçalves, Lara
Gonçalves, Paulo Santos, 2010
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