segunda-feira, 24 de março de 2014


HINO DE BARROCAS
No período de 24 a 29 de março de 2104, a equipe pedagógica do CEDJV, estará trabalhando o Projeto: Barrocas Revivendo a Nossa História. Esse projeto tem como objetivo de oportunizar à toda comunidade escolar, momentos de estudo, reflexão e construção do conhecimento, embasando no histórico do Município de Barrocas.

E para iniciar as atividades da semana, os professores, funcionários, diretora, juntamente com os alunos, cantaram o Hino de Barrocas, para que aos poucos todos aprendam essa música que descreve nosso município. 







SELEÇÃO DOS MONITORES DO MAIS EDUCAÇÃO




segunda-feira, 10 de março de 2014


 EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL TODA SEGUNDA-FEIRA NO CEDJV

O Hino Nacional Brasileiro é um símbolo brasileiro que representa a Pátria e seu povo que construiu sua identidade nacional e que procura a valorização de sua cultura, história e sociedade até hoje. É uma poesia parnasiana que utiliza símbolos sagrados para remeter a ideia de solenidade e patriotismo no país. O hino surgiu num momento dramático da história brasileira: a Independência do Brasil.


No CEDJV, adotamos o costume de executar o Hino todas as segundas-feiras, com o objetivo de fazer com que os alunos aprendam a cantar, além de servir como demonstração de amor à Pátria.





HISTÓRIA DO 8 DE MARÇO
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
OBJETIVO DA DATA
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
CONQUISTAS DAS MULHERES BRASILEIRAS
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

quinta-feira, 6 de março de 2014

                                                     CARNAVAL 2014

Carnaval são os três dias de folia que precedem a quarta-feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vale" que significa dizer "adeus à carne". O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro. Hoje algumas cidades se destacam nas festas de carnaval. No Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba, em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade, no Recife o bloco "O Galo da Madrugada" que sai às ruas no sábado de carnaval, pelo centro da cidade e já entrou para o livro dos recordes, como o maior bloco de carnaval do mundo. Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.
Para comemorar essa data, no dia 28 de Fevereiro (sexta-feira), a equipe do CEDVJ realizou na escola o Centro Folia, um baile com muita música e dança, onde os alunos estavam caracterizados com máscaras coloridas. Foi uma festa muito bonita e animada ao som de marchinhas e músicas da atualidade.







E para a surpresa de todos, no turno da manhã um aluno da professora Cleidinice fez uma homenagem a mesma que estava aniversariando, tornando assim um momento emocionante.
 
                                                             www.significados.com.br/carnaval