quarta-feira, 24 de julho de 2013

HOMENAGEM DE DESPEDIDA

Hoje no turno da manhã, os alunos do 5° Ano A, fizeram uma linda homenagem com a música Dom Valioso, do padre Reginaldo Manzotti para o professor Raimundo Luiz pela despedida de suas atividades no CEDJV.  
Ao final, foi ofertada uma lembrança em nome dos alunos e funcionários da escola.



“Só existe dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e outro se chama amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar e, principalmente viver.”

Dalai Lama
APROVEITANDO A TECNOLOGIA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Diante das habilidades técnicas das crianças do novo milênio não deixa dúvidas de que essa geração tem algo de diferente daquela de muitos anos atrás que não dispunha de tanta tecnologia. Essas crianças manuseiam telefones celulares antes de saber falar, operam computadores, mouses e telas de toques sem que ninguém lhes ensine a fazer isso.
Diante dessa realidade, os funcionários e professores do CEDJV tiveram a ideia de promover ainda mais a aprendizagem de uma forma diferente por meio das Aulas de Informática.
As aulas serão aproveitadas para desenvolver atividades lúdicas, jogos educativos envolvendo várias disciplinas. Essa mesma tecnologia pode ser usada para permitir que as crianças também se expressem por meio de desenhos ou para que produzam textos, listas e outros tipos de atividades.
Assim, desde o início desta semana os alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º anos dos turnos matutino e vespertino estão tendo aulas de informática de segunda a sexta-feira no horário após o intervalo, sendo que cada dia de aula as turmas se revesam para não prejudicar o andamento dos conteúdos.




Fonte de pesquisa: Revista Pátio Educação Infantil.




segunda-feira, 22 de julho de 2013

PROFESSORES DO 5º ANO DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DA FORMAÇÃO DA PROVA BRASIL


A Prova Brasil foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informação sobre o ensino oferecido em cada município. O objetivo da avaliação é avaliar o desempenho e o desenvolvimento dos alunos. O Sistema da Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação aplicada a cada dois anos.
E para que essa aplicação aconteça de forma satisfatória, é necessário que os professores estejam bem preparados para bem executá-la. E nessa segunda-feira dia 22/07/13, aconteceu a Formação da Prova Brasil, no CEDJV envolvendo os professores do 5º Ano. Foi uma manhã de muita aprendizagem, discussões e o mais importante, troca de ideias entre professores de várias escolas de nosso município.

 Fonte de pesquisa: sistemasprovabrasil2.inep.gov.br/resultados



Dia do Amigo

O Dia do Amigo é comemorado em várias datas no Brasil, mas o 20 de julho é a data oficial do Dia do Amigo, que é ao mesmo tempo o Dia Internacional da Amizade.

O Dia do Amigo é oficialmente comemorado em 20 de julho, e é uma data para celebrar a amizade, e é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que com a chegada do homem à lua, enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas, pois ele considerava que a chegada do homem a lua significava que se os homens se unissem, não haveria objetivos impossíveis.
Para lembrar o dia do Amigo, os professores e funcionários do CEDJV fizeram uma pequena comemoração com troca de mensagens e chocolate. Foi um clima muito bom e descontraído, pois foi demonstrado o carinho entre os Amigos de trabalho, e que realmente com o passar dos anos formamos uma família.
Na área da escola os alunos ouviram uma linda mensagem, pela manhã lida pela professora Creuza (2º Ano) e a tarde lida por Elizângela pró do 5º Ano. Para finalizar os alunos assistiram um vídeo com fundo musical e imagens referente ao Dia do Amigo.

 

Troca de bombons.



 http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-amigo-e-internacional-da-amizade/




segunda-feira, 8 de julho de 2013

PROJETO ATLETA NA ESCOLA

O Atletismo é a forma mais antiga de esporte organizado, onde correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem fundamental para a caça ou para a guerra. Atualmente vem sendo uma modalidade esportiva que envolve provas como: corridas com barreiras, como obstáculos, salto, arremesso e lançamento.
         Dessa forma, o Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio, realizou nesta segunda-feira (08/07/2013) uma competição de Atletismo com a participação dos alunos da escola e também com os alunos do Mais Educação, se destacando nas diversas áreas.














Segue abaixo a relação dos ganhadores:
MASCULINO:
Velocidade:Evanilson 1º Lugar
                       Walisson  2º Lugar
                       Keven Marley 3º Lugar

Resistência:Evanilson 1º Lugar
                       Walisson  2º Lugar
                       Everton 3º Lugar

Salto em distância: Abraão 1º Lugar
                                            Walisson  2º Lugar
                                    Keven Marley 3º Lugar

FEMININO:
Velocidade:Adriele 1º Lugar
                      Kaialane  2º Lugar

Resistência:Kailane 1º Lugar
                       Amanda  2º Lugar
                    
Salto em distância: Amanda
                                    Gisele          













Agradecemos a todos que contribuíram e participaram para a realização desse Projeto de Atletismo.


sábado, 6 de julho de 2013

PROJETO ATLETA NA ESCOLA


 O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

RECOMEÇANDO AS AULAS DEPOIS DO RECESSO JUNINO



Após vários dias de descanso de Recesso Junino, os alunos do CEDJV estão de volta aos estudos. Tiveram todo o tempo para ficar com a família, brincar, dançar forró, soltar fogos e passear bastante. Agora é o momento de voltar o olhar novamente para a escola. Afinal, é tempo de professores e alunos se prepararem para o encerramento da II unidade.

Hoje, início do 2º semestre de aula, foi comemorado também o aniversário do professor Luís Carlos, onde os alunos parabenizaram o mesmo.


Independência da Bahia



INDEPENDÊNCIA DA BAHIA
A Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 1821 (mas com raízes anteriores) e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção daquela então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da independência do Brasil.
Aderira Salvador à Revolução liberal do Porto, de 1820 e, com a convocação das Cortes Gerais em Lisboa, em janeiro do ano seguinte, envia deputados como Miguel Calmon du Pin e Almeida na defesa dos interesses locais. Divide-se a cidade em vários partidos, o liberal unindo mesmo portugueses e brasileiros, interessados em manter a condição conquistada com a vinda da Corte para o país de Reino Unido, e os lusitanos interessados na volta ao status quo ante.
Dividem-se os interesses, acirram-se os ânimos: de um lado, portugueses interessados em manter a província como colônia, do outro brasileiros, liberais, conservadores, monarquistas e até republicanos se unem, finalmente, no interesse comum de uma luta que já se fazia ao longo de quase um ano, e que somente se faz unificada com a própria Independência do Brasil a partir de 14 de junho de 1822, quando é feita na Câmara da vila de Santo Amaro da Purificação a proclamação que pregava a unidade nacional, e reconhecia a autoridade de D. Pedro I.
Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhado "mais que o primeiro".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Independência_da_Bahia