segunda-feira, 27 de maio de 2013


II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
No dia 27 de maio de 2013, aconteceu no Colégio Municipal de Barrocas, a 2ª Conferência Municipal de Educação do nosso município. A conferência teve como tema central: O PNE (Plano Nacional de Educação) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração e seu objetivo foi  promover espaços de discussão e articulação entre os entes federados e os setores da sociedade civil, a fim de construir e analisar propostas para definição e implementação de políticas públicas para a Educação.
A solenidade foi iniciada com a execução do Hino nacional Brasileiro e teve em sua mesa de abertura a presença da Secretária Municipal de Educação Ana Clécia, O Presidente do Conselho Municipal de Educação Robenilton Brito, O Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jaques, o vereador Adelson e representantes das demais secretarias municipais. Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, ocorreu a palestra de abertura realizada pela Professora Mestre em Educação , Sicleide Gonçalves Queiroz, que falou sobre o tema central da conferência e sobre o eixo que norteou todo o desenvolvimento das atividades: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
No turno da tarde foram realizados dois colóquios com as seguintes temáticas: Colóquio I: Concepções curriculares, políticas pedagógicas e condições de aprendizagem  e Colóquio II: Políticas de expansão da Educação Infantil: concepções de infância e de aprendizagem. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para realizarem a leitura e revisão das propostas do CONAE 2014 e, também, para criar propostas de melhorias para a educação do município de Barrocas. Após a aprovação dessas propostas foram escolhidos os delegados que irão representar Barrocas na Conferência Estadual, sendo eleitos, além da Secretária de Educação e do Presidente do Conselho Municipal de Educação, O professor Ivan da Minação, o representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Petronílio, a Professora Cacília do Colégio Plínio Carneiro e a Coordenadora Pedagógica Tatiane.
Enfim, a Conferência Municipal de Educação, foi um momento especial na história do município e constituiu-se em um espaço de discussão entre instâncias de participação coletiva envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas para a educação e, sem sombra de dúvidas, trará muitos frutos positivos para o avanço da educação do nosso município.




sexta-feira, 24 de maio de 2013



CAMPANHA NACIONAL CONTRA VERMINOSES E HANSENÍASE
O Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação do município de Barrocas, realizou no período de 10 a 24 de maio, a “Campanha Hanseníase e Verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”, com o objetivo de tratar possíveis casos de verminoses e busca ativa de hanseníase nos alunos das escolas públicas na faixa etária de 5-14 anos de idade.
No CEDJV, essa campanha foi realizada em três etapas:
Ø 1ª ETAPA: Apresentação da Campanha para os pais e responsáveis.
Ø 2ª ETAPA: Apresentação da Campanha para os alunos e realização de atividades referentes à temática, como sintomas das doenças e hábitos de higiene. Nesse dia foram enviados aos pais os formulários do “método do espelho” onde identificariam alguma alteração na pele das crianças.













Ø 3ª ETAPA: aconteceu no último dia 23/05, quando houve a aplicação da medicação contra verminose (Albendasol de 400g), por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O procedimento ocorreu nos turnos matutino e vespertino e contou com a participação de grande parte dos alunos na faixa etária proposta pela campanha.


sábado, 18 de maio de 2013


SEMEB PROMOVE MINI-CURSO “A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM”

Nos dias 17 e 18 de maio, ocorreu no Colégio Municipal de Barrocas, mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação voltada para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino. O Mini-Curso realizado teve como tema: “A Educação Física como proposta de Aprendizagem”, tendo como principal objetivo oportunizar atividades corporais que auxiliem o cursista (professor(a)) a incluir nas suas práticas docentes os conteúdos da Educação Física escolar.  Foi ministrado por estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB Plataforma Freire e, teve como público alvo professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.












Assim, durante esses dois dias foram feitas atividades como: alongamentos, aquecimentos, danças, jogos, brincadeiras, jogos pré-desportivos, handebol, voleibol, atletismo, futebol, basquetebol, capoeira e outros. Os professores além de adquirir conhecimento com a teoria puderam vivenciar essas atividades em momentos de grande descontração.












A disciplina Educação Física, do mesmo modo que a de Artes está sendo implantada na grade curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental I das escolas municipais. Foi diante dessa premissa, que surgiu a necessidade de preparar o professor, para que ele possa realizar um bom trabalho em sala de aula.
Enfim, é válido destacar que a Educação Física é uma ferramenta importante na formação da criança e por isso, a realização dessa oficina pedagógica veio abordar conteúdos e elementos desse componente curricular para assegurar aos professores uma práxis fundamentada nos conceitos de formação cidadã, levando em consideração a idade, a série e os limites de cada criança para a aquisição de habilidades e competências.